SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: EXPLORARANDO CONCEITOSDE ALUNO A PROFESSOR: PERCEPÇÕES SOBRE AULAS DE LITERATURA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

PAYAO, Giovana Tavernari  e  ANNIBAL, Sérgio Fabiano. TENDÊNCIAS DO ENSINO DE LITERATURA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e08. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s13791.

O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre representações literárias e seus desdobramentos em comandas de ensino nos livros didáticos Novas Palavras (AMARAL, 2013) e Português: Linguagens (CEREJA, MAGALHÃES, 2013), do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), referentes ao primeiro ano do Ensino Médio, durante o triênio 2015-2017. Durante a investigação, pautada em análise documental, os textos literários na íntegra, os excertos literários e as comandas para o ensino de literatura desses livros foram catalogados e organizados, a fim de se estabelecerem as tendências pedagógicas e literárias do ensino de literatura. Foram considerados também os gêneros literários, textuais e discursivos presentes no corpus, bem como os descritores/impulsionadores de ação das comandas para o ensino de literatura nesses livros didáticos. A partir da análise realizada, percebe-se, ainda, a presença da tendência pedagógica liberal tecnicista e da abordagem tradicional, bem como um viés estruturalista do conteúdo literário.

Palavras-chave : Formação de Professores; Livro Didático; Ensino de Literatura; Tendências Pedagógicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )