SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64TENDENCIAS DE LA ENSEÑANZA DE LITERATURA EN EL LIBRO DIDÁCTICO DE LA ENSEÑANZA SECUNDARIAFORMACIÓN CONTINUADA DE PROFESORES: EL CIRCO EN DEBATE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

GODOY, Andressa Jove  y  GALIZIA, Fernando Stanzione. DE ALUNO A PROFESSOR: PERCEPÇÕES SOBRE AULAS DE LITERATURA. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e09. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s15319.

Este artigo tem como objetivo apresentar, analisar e relacionar os modelos que nortearam as aulas de Literatura de educação básica que um licenciando concluinte do curso de Letras vivenciou como aluno, assim como os modelos que ele adota ao lecionar as aulas de Literatura, na sua prática profissional, como professor de Línguas na educação básica. Para isso foi conduzida uma entrevista na qual o participante pôde descrever as aulas de Literatura de que participou como aluno e que lecionou como professor e analisá-las sob a perspectiva do que foi chamado de definidores e demonstradores de modelo de aula: dinâmica de aula, conteúdo, material didático e avaliação. A partir da análise de suas respostas, constatou-se que as aulas de Literatura que frequentou como aluno da educação básica foram norteadas pelo modelo historiográfico, concluindo-se também que, apesar de mostrar-se insatisfeito com esse modelo, o participante, na sua atuação como professor, tende a reproduzir práticas que o caracterizam.

Palabras clave : Formação de Professores; Modelos de Aula de Literatura; Didática da Literatura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )