SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64TENDÊNCIAS DO ENSINO DE LITERATURA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIOFORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O CIRCO EM DEBATE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

GODOY, Andressa Jove  e  GALIZIA, Fernando Stanzione. DE ALUNO A PROFESSOR: PERCEPÇÕES SOBRE AULAS DE LITERATURA. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e09. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s15319.

Este artigo tem como objetivo apresentar, analisar e relacionar os modelos que nortearam as aulas de Literatura de educação básica que um licenciando concluinte do curso de Letras vivenciou como aluno, assim como os modelos que ele adota ao lecionar as aulas de Literatura, na sua prática profissional, como professor de Línguas na educação básica. Para isso foi conduzida uma entrevista na qual o participante pôde descrever as aulas de Literatura de que participou como aluno e que lecionou como professor e analisá-las sob a perspectiva do que foi chamado de definidores e demonstradores de modelo de aula: dinâmica de aula, conteúdo, material didático e avaliação. A partir da análise de suas respostas, constatou-se que as aulas de Literatura que frequentou como aluno da educação básica foram norteadas pelo modelo historiográfico, concluindo-se também que, apesar de mostrar-se insatisfeito com esse modelo, o participante, na sua atuação como professor, tende a reproduzir práticas que o caracterizam.

Palavras-chave : Formação de Professores; Modelos de Aula de Literatura; Didática da Literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )