SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue64FROM STUDENT TO TEACHER: PERCEPTIONS ABOUT LITERATURE CLASSESFOLLOW-UP OF GERMINATION AND GROWTH OF PLANTS IN CHILD EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

PRESTA, Michelle Guidi Gargantini; MIRANDA, Rita de Cássia Fernandes  and  EHRENBERG, Mônica Caldas. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O CIRCO EM DEBATE. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e10. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14132.

O universo circense tornou-se objeto de estudo e foi elemento disparador de inúmeras possibilidades na Educação Infantil. A partir de uma metodologia qualitativa de cunho exploratório, objetivou-se analisar as contribuições, os desafios e as possibilidades de desenvolver um projeto circense no âmbito da Educação Infantil em uma unidade escolar situada no interior de São Paulo. Foi possível identificar professoras em processo de formação, crianças em plenas descobertas, equipe gestora e familiares partícipes da construção dos conhecimentos circenses. Entre os resultados, destaca-se a reflexão sobre diferentes aspectos da dinâmica escolar, além das tomadas de decisão coletivas que fortaleceram os vínculos e transformaram o espaço construído e compartilhado.

Keywords : Educação Infantil; Formação Continuada; Circo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )