SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64DE ESTUDIANTE A PROFESOR: PERCEPCIONES SOBRE LAS CLASES DE LITERATURAEL MONITOREO DE LA GERMINACIÓN Y CRECIMIENTO DE LAS PLANTAS EN LA EDUCACIÓN INFANTIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

PRESTA, Michelle Guidi Gargantini; MIRANDA, Rita de Cássia Fernandes  y  EHRENBERG, Mônica Caldas. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O CIRCO EM DEBATE. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e10. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14132.

O universo circense tornou-se objeto de estudo e foi elemento disparador de inúmeras possibilidades na Educação Infantil. A partir de uma metodologia qualitativa de cunho exploratório, objetivou-se analisar as contribuições, os desafios e as possibilidades de desenvolver um projeto circense no âmbito da Educação Infantil em uma unidade escolar situada no interior de São Paulo. Foi possível identificar professoras em processo de formação, crianças em plenas descobertas, equipe gestora e familiares partícipes da construção dos conhecimentos circenses. Entre os resultados, destaca-se a reflexão sobre diferentes aspectos da dinâmica escolar, além das tomadas de decisão coletivas que fortaleceram os vínculos e transformaram o espaço construído e compartilhado.

Palabras clave : Educação Infantil; Formação Continuada; Circo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )