SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64DE ALUNO A PROFESSOR: PERCEPÇÕES SOBRE AULAS DE LITERATURAO ACOMPANHAMENTO DA GERMINAÇÃO E DO CRESCIMENTO DAS PLANTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

PRESTA, Michelle Guidi Gargantini; MIRANDA, Rita de Cássia Fernandes  e  EHRENBERG, Mônica Caldas. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O CIRCO EM DEBATE. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e10. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14132.

O universo circense tornou-se objeto de estudo e foi elemento disparador de inúmeras possibilidades na Educação Infantil. A partir de uma metodologia qualitativa de cunho exploratório, objetivou-se analisar as contribuições, os desafios e as possibilidades de desenvolver um projeto circense no âmbito da Educação Infantil em uma unidade escolar situada no interior de São Paulo. Foi possível identificar professoras em processo de formação, crianças em plenas descobertas, equipe gestora e familiares partícipes da construção dos conhecimentos circenses. Entre os resultados, destaca-se a reflexão sobre diferentes aspectos da dinâmica escolar, além das tomadas de decisão coletivas que fortaleceram os vínculos e transformaram o espaço construído e compartilhado.

Palavras-chave : Educação Infantil; Formação Continuada; Circo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )