SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue64CONTINUING TEACHER EDUCATION: THE CIRCUS IN DEBATEDEVELOPMENT OF MULTILETERED READING SKILLS IN GEOGRAPHY CLASSES: AN EXPERIENCE REPORT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

GENEHR, Giovanni. O ACOMPANHAMENTO DA GERMINAÇÃO E DO CRESCIMENTO DAS PLANTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e11. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s13527.

Este relato de experiência apresenta um projeto desenvolvido com crianças de 5 anos em uma escola de Educação Infantil de São Leopoldo (RS). O intuito da pesquisa foi identificar as aprendizagens de crianças da Educação Infantil resultantes de um projeto educacional que envolveu o acompanhamento da germinação e do crescimento das plantas, usando fotografia e vídeo como ferramentas de documentação do processo. A pesquisa teve como metodologia a análise documental. Para realizá-la, foram utilizados os materiais de sistematização do projeto: um vídeo produzido no Movie Maker e um informativo feito no Publisher. Como referencial teórico foram usados estudos sobre Educação Infantil e tecnologias digitais na Educação. O estudo demonstrou que as crianças participantes do projeto, ao considerarem os vídeos produções que serão assistidas por outras pessoas, buscaram estabelecer uma relação com o público. Além disso, foi possível perceber que as tecnologias digitais colaboraram no registro e na divulgação dos acontecimentos, possibilitando que as crianças analisassem o que observavam. Nesse sentido, elas potencializam as aprendizagens, principalmente ao possibilitarem que a documentação do processo de desenvolvimento das ações pedagógicas seja feita por meio do olhar infantil.

Keywords : Projeto Educacional; Meio Ambiente; Experimentação; Educação Infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )