SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64FORMACIÓN CONTINUADA DE PROFESORES: EL CIRCO EN DEBATEDESARROLLO DE HABILIDADES DE LECTURA MULTILETRADA EN CLASES DE GEOGRAFÍA: UN INFORME DE EXPERIENCIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

GENEHR, Giovanni. O ACOMPANHAMENTO DA GERMINAÇÃO E DO CRESCIMENTO DAS PLANTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e11. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s13527.

Este relato de experiência apresenta um projeto desenvolvido com crianças de 5 anos em uma escola de Educação Infantil de São Leopoldo (RS). O intuito da pesquisa foi identificar as aprendizagens de crianças da Educação Infantil resultantes de um projeto educacional que envolveu o acompanhamento da germinação e do crescimento das plantas, usando fotografia e vídeo como ferramentas de documentação do processo. A pesquisa teve como metodologia a análise documental. Para realizá-la, foram utilizados os materiais de sistematização do projeto: um vídeo produzido no Movie Maker e um informativo feito no Publisher. Como referencial teórico foram usados estudos sobre Educação Infantil e tecnologias digitais na Educação. O estudo demonstrou que as crianças participantes do projeto, ao considerarem os vídeos produções que serão assistidas por outras pessoas, buscaram estabelecer uma relação com o público. Além disso, foi possível perceber que as tecnologias digitais colaboraram no registro e na divulgação dos acontecimentos, possibilitando que as crianças analisassem o que observavam. Nesse sentido, elas potencializam as aprendizagens, principalmente ao possibilitarem que a documentação do processo de desenvolvimento das ações pedagógicas seja feita por meio do olhar infantil.

Palabras clave : Projeto Educacional; Meio Ambiente; Experimentação; Educação Infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )