SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64O ACOMPANHAMENTO DA GERMINAÇÃO E DO CRESCIMENTO DAS PLANTAS NA EDUCAÇÃO INFANTILEDUCAÇÃO FÍSICA E JOGOS ELETRÔNICOS: UMA PROPOSTA EDUCATIVA PARA AS AULAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

CARVALHAES, Vinicius Leite da Silva; ANDRADE, Maria de Fátima Ramos de  e  APARICIO, Ana Sílvia Moço. DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA MULTILETRADA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e12. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14699.

Desenvolver atividades que explorem diversos gêneros textuais, na perspectiva dos multiletramentos, tem sido muito valorizado no contexto escolar. Hoje, além de textos escritos, somos obrigados a extrair informação e conhecimento de imagens, gráficos, tabelas, músicas, animações etc., que exigem um preparo diferenciado tanto do professor quanto dos alunos. O presente artigo tem como objetivo investigar as habilidades de leitura de textos multissemióticos que podem ser desenvolvidas em alunos do ensino médio. Como objetivo específico tem-se a aplicação de uma sequência didática cuja intenção é trabalhar com mímica e desenho a fim de desenvolver habilidades de leitura que sejam necessárias para a resolução de questões-problema dentro da perspectiva dos multiletramentos. Percebe-se que, além de engajamento e dedicação, os alunos envolvidos na atividade desenvolveram habilidades de leitura que não são restritas apenas ao universo do texto escrito.

Palavras-chave : Multiletramento; Ensino de Geografia; Práticas Pedagógicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )