SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue64DEVELOPMENT OF MULTILETERED READING SKILLS IN GEOGRAPHY CLASSES: AN EXPERIENCE REPORT“FURY AND POWER ON WHEELS”: GENDER AND EDUCATION ISSUES IN THE IRMÃO DO JOREL TV SERIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

ARAUJO, Javan dos Santos et al. EDUCAÇÃO FÍSICA E JOGOS ELETRÔNICOS: UMA PROPOSTA EDUCATIVA PARA AS AULAS. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e13. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14832.

Este estudo verificou se os exergames podem ser considerados uma proposta educativa para a participação dos alunos nas aulas de Educação Física na cidade de Teresina, Piauí. O estudo caracterizou-se como pesquisa-ação assegurada por dados quantitativos e foi realizado com a participação de 22 alunos do 7° ano e 36 do 9° ano de uma escola pública localizada na cidade de Teresina-PI, composto por intervenção em aula e aplicação de questionário não estruturado antes e após a intervenção. A pesquisa aconteceu em três fases: observação e avaliação diagnóstica; planejamento das aulas e intervenção; avaliação das atividades. Após a utilização dos exergames, a estratégia mostrou-se com grande nível de aceitação por parte dos alunos como agente dinamizador e motivador dos conteúdos nas aulas de Educação Física. O trabalho ainda é limitado devido aos poucos estudos encontrados, mas é evidente que os professores precisam estar abertos ao novo e necessitam de capacitações e estudos sobre o uso das tecnologias digitais, pois elas se encontram presentes no dia a dia de muitos dos seus alunos. Os dados do presente estudo demonstram que, em uma escola da cidade de Teresina-PI, os exergames foram responsáveis pelo aumento significativo da participação dos alunos de 7º e 9º anos do ensino fundamental nas aulas de Educação Física. Além disso, os jogos virtuais foram bem aceitos enquanto proposta educativa a ser utilizada durante as aulas.

Keywords : Educação Física; Escola; Jogos de Vídeo; Tecnologia Educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )