SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64EDUCACIÓN FÍSICA Y JUEGOS ELECTRÓNICOS: UNA PROPUESTA EDUCATIVA PARA LAS CLASESFORMACIÓN DE PROFESORES: ESCLARECIMIENTO Y AUTORREFLEXIÓN PARA UNA EDUCACIÓN EMANCIPADORA CON BASE EN THEODOR ADORNO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

PASSOS, Daniela; MARINI, Alexandre  y  PATROCINIO, Isabelle Guedes. “FÚRIA E PODER SOBRE RODAS”: QUESTÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO NA SÉRIE “IRMÃO DO JOREL”. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e14. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s15293.

O objetivo deste artigo é analisar como a série televisiva Irmão do Jorel – em especial o episódio 25 da primeira temporada: “Fúria e Poder sobre Rodas” – ajuda entender as dinâmicas sociais que envolvem jovens e adultos na constituição de suas imagens. O episódio suscita questionamentos, como as várias manifestações de gênero existentes, além de confrontar a questão da identidade sexual como sendo algo que está em construção durante o desenvolvimento do ser. As diversas abordagens de temas como gênero e identidade, tratadas de forma inusual em um produto imagético de amplo acesso ao público em geral, ajuda a trazer à tona as dinâmicas sociais que envolvem jovens e adultos. A maneira lúdica de tratar temas complexos e delicados como esse traz novas formas de acesso e abordagens. O enfoque recai sobre como a construção social, relacionada com as questões de gênero, é abordada de forma sutil, representativa e capaz de causar reflexões sobre os processos constitutivos educacionais durante a infância e a juventude que influenciam e envolvem a construção identitária dos indivíduos.

Palabras clave : Gênero; Construção Social; Série; Desenho Animado; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )