SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue64“FURY AND POWER ON WHEELS”: GENDER AND EDUCATION ISSUES IN THE IRMÃO DO JOREL TV SERIESAFFIRMATIVE ACTIONS AS GUARANTEE AND RIGHT TO THE EDUCATION OF THE BLACK POPULATION IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

FREITAS, Nidal Afif Obeid  and  CAMPOS, Luciana Maria Lunardi Campos. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESCLARECIMENTO E AUTORREFLEXÃO PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA COM BASE EM THEODOR ADORNO. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e16. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14381.

Este artigo tem por objetivo apresentar contribuições epistemológicas do pensamento de Theodor Adorno para a reflexão sobre formação docente emancipatória a partir dos conceitos de esclarecimento e autorreflexão. Tendo a perspectiva dialética como referência para pensar a sociedade e suas contradições, bem como a formação do professor, pretende-se evidenciar que, apesar do desenvolvimento do capitalismo, um sistema apto a impedir as tentativas de transformações equitativas, há a possibilidade de desenvolvimento de uma atitude de autocrítica e de resistência que pode ser posta em ação pelos indivíduos por meio do esclarecimento e da autorreflexão. Formar o docente em uma proposta emancipatória requer a adoção de um projeto consistente que leve a superar a adaptação e consiga desvelar as contradições sociais, a fim de que o indivíduo possa transitar conscientemente no mundo, com o mundo e para a sua transformação.

Keywords : Teoria Crítica; Educação; Formação de Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )