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Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

FREITAS, Nidal Afif Obeid  y  CAMPOS, Luciana Maria Lunardi Campos. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESCLARECIMENTO E AUTORREFLEXÃO PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA COM BASE EM THEODOR ADORNO. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e16. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14381.

Este artigo tem por objetivo apresentar contribuições epistemológicas do pensamento de Theodor Adorno para a reflexão sobre formação docente emancipatória a partir dos conceitos de esclarecimento e autorreflexão. Tendo a perspectiva dialética como referência para pensar a sociedade e suas contradições, bem como a formação do professor, pretende-se evidenciar que, apesar do desenvolvimento do capitalismo, um sistema apto a impedir as tentativas de transformações equitativas, há a possibilidade de desenvolvimento de uma atitude de autocrítica e de resistência que pode ser posta em ação pelos indivíduos por meio do esclarecimento e da autorreflexão. Formar o docente em uma proposta emancipatória requer a adoção de um projeto consistente que leve a superar a adaptação e consiga desvelar as contradições sociais, a fim de que o indivíduo possa transitar conscientemente no mundo, com o mundo e para a sua transformação.

Palabras clave : Teoria Crítica; Educação; Formação de Professores.

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