SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64AÇÕES AFIRMATIVAS COMO GARANTIA E DIREITO À EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASILA VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO: ASPECTOS NORMATIVOS DA POLÍTICA INSTITUCIONAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

OLIVEIRA, Juliane de  e  VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos. PRÁTICAS DE MONITORIA ACADÊMICA NO CONTEXTO BRASILEIRO. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e18. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14492.

Esta revisão integrativa teve como objetivo identificar as propostas e os resultados de práticas de monitorias, tendências e seus desafios nas instituições de ensino superior. O levantamento foi realizado no ano de 2019, nas bases de dados SciELO e Educa, utilizando-se o descritor “monitoria” em qualquer parte do documento, totalizando 82 artigos. Restaram 12 documentos após a aplicação dos seguintes critérios de exclusão: a monitoria relatada não acontece em instituição de ensino; não é uma relação entre estudante ensinando outro estudante (monitoria acadêmica). Os documentos foram categorizados em: programas de monitoria institucionais, projetos de monitoria em disciplinas ou áreas, programa de formação de monitores. Os resultados evidenciam a escassez de pesquisas relacionadas com o tema; em contrapartida, os trabalhos existentes reforçam a importância da monitoria acadêmica como ferramenta estratégica para a melhora da qualidade de ensino. A monitoria não é uma estratégia de ensino fácil, trata-se de uma prática que exige acompanhamento e dedicação constantes tanto dos professores orientadores quanto dos monitores, porém a implementação de um programa de monitoria em uma instituição de ensino superior pode trazer muitos avanços para a formação e aprendizagem dos estudantes, futuros profissionais.

Palavras-chave : Monitoria Acadêmica; Graduação; Revisão Integrativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )