SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64PRÁTICAS DE MONITORIA ACADÊMICA NO CONTEXTO BRASILEIROIMAGEM CORPORAL DE ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS SOBRE O TEMA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

HEEREN, Marcelo Velloso. A VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO: ASPECTOS NORMATIVOS DA POLÍTICA INSTITUCIONAL. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e19. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14504.

O objetivo do presente trabalho foi analisar como o Instituto Federal do Estado de São Paulo (IFSP) se estrutura no sentido de organizar uma política institucional de valorização do profissional docente. A pesquisa de abordagem qualitativa em Educação possui destaque para a análise documental dos textos normativos do IFSP. A valorização do docente pode ser verificada a partir da existência de um plano de carreira que permite sua progressão e promoção funcional em razão das atividades desenvolvidas e, também, pela sua capacitação educacional, favorecendo os proventos mensais, além de basear a contratação por meio de concurso público. Outro aspecto importante é a institucionalização de uma política de capacitação e qualificação docente que possibilite a cada indivíduo utilizar parte de sua carga horária de trabalho semanal para a realização de cursos e o afastamento total ou parcial das atividades para a efetuação de cursos de pós-graduação stricto sensu. Além disso, a organização das atividades docentes proporciona um trabalho que valoriza as ações relacionadas com o ensino, a pesquisa e a extensão. Pode-se verificar que o IFSP possui uma política institucional que valoriza o profissional docente em relação aos diversos aspectos da sua realidade profissional.

Palavras-chave : Instituto Federal de São Paulo; Docente; Valorização Profissional; Educação Profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )