SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue64THE VALUATION OF THE PROFESSIONAL EDUCATOR IN THE FEDERAL INSTITUTE OF SÃO PAULO: NORMATIVE ASPECTS OF INSTITUTIONAL POLICYSCHOOL INCLUSION OF A STUDENT WITH INTELLECTUAL DISABILITY: A CASE STUDY DEVELOPED IN PORTUGAL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

QUINTANILHA, Augusta et al. IMAGEM CORPORAL DE ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS SOBRE O TEMA. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e20. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s15171.

A imagem corporal é um constructo amplamente estudado e pesquisas nessa área têm aumentado nos últimos anos, entretanto adolescentes com deficiência visual ainda carecem de investigação. Esta revisão sistemática tem por objetivo investigar trabalhos que buscam evidências científicas sobre aspectos da imagem corporal de adolescentes com deficiência visual.Realizou-se uma busca sistemática de artigos em quatro bases de dados, Scopus, PsycInfo, PubMed e Web of Science. O recrutamento dos estudos, sem restrição temporal, foi concluído em 8 de junho de 2019. Foram incluídos 32 artigos, os quais se classificaram em quatro categorias: (1) aspectos psicossociais do corpo, (2) conceito corporal, (3) atividade física/saúde (4) instrumentos de avaliação da imagem corporal e insatisfação corporal. A maioria dos estudos inseridos nesta revisão demonstraram, mediante evidências científicas, que há implicações negativas sobre a imagem corporal de adolescentes com deficiência visual, Alguns achados, contudo, baseiam-se nas limitações da deficiência, valorizando o déficit orgânico. Fazem-se necessários estudos que busquem uma abordagem biopsicossocial na formação da imagem corporal positiva nesta população.

Keywords : Autoconceito; Autoestima; Imagem Corporal; Educação; Cegueira.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )