SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64IMAGEN CORPORAL DE ADOLESCENTES CON DISCAPACIDAD VISUAL: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA DE LOS ESTUDIOS SOBRE EL TEMAEL ENTRENAMIENTO DEL PROFESOR PARA UNA ENSEÑANZA SUPERIOR: APUNTAMIENTOS SOBRE LA PASANTÍA DOCENTE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

MUTO, Jéssica Harume Dias; POSTALLI, Lidia Maria Marson  y  SANCHES-FERREIRA, Manuela. INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO DE CASO DESENVOLVIDO EM PORTUGAL. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e21. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14568.

O Programa de Ensino Individualizado (PEI) é um documento que descreve as medidas de aprendizagem por meio de orientações e desenvolvimento sistematizado de ensino para alunos que necessitam de suporte no processo de ensino e aprendizagem, no qual as metas devem atender às necessidades e singularidades do aluno, beneficiando o processo de inclusão. O presente trabalho teve como objetivo analisar o PEI de um aluno com deficiência intelectual matriculado em uma escola regular de Portugal, de modo a eleger um dos objetivos a ele propostos na área da leitura e escrita e elaborar uma intervenção que atendesse às suas necessidades, avaliando seu desempenho continuamente. Neste trabalho, realizou-se o ensino de reconhecimento de 10 palavras iniciadas com a letra P, ensinadas duas a duas, empregando-se os procedimentos de emparelhamento com o modelo (matching-to-sample [MTS]) e emparelhamento com o modelo com resposta construída (constructed response matching to sample [CRMTS]). Os resultados mostraram que o aluno apresentou avanços parciais no desempenho de habilidades alvo e não houve manutenção na avaliação após um mês. Os dados indicaram que o investimento no planejamento de ensino sistematizado e adequado torna-se de extrema relevância para o processo de ensino e aprendizado e o trabalho multidisciplinar.

Palabras clave : Ensino Sistematizado; Programa de Ensino Individualizado; Educação Especial; Inclusão; Deficiência Intelectual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )