SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64INCLUSIÓN ESCOLAR DE UN ESTUDIANTE CON DISCAPACIDAD INTELECTUAL: UN ESTUDIO DE CASO DESARROLLADO EN PORTUGALCLASES PRÁCTICAS EN CIENCIAS NATURALES: EL USO DE LABORATORIO Y EL ENTRENAMIENTO DOCENTE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

SOUZA, Antonio Escandiel de; GARDIN, Larissa Beck  y  LAUXEN, Sirlei de Lourdes. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O ENSINO SUPERIOR: APONTAMENTOS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e22. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s15295.

Este artigo tem como propósito promover uma reflexão sobre a formação do professor universitário, bem como discutir o papel dos programas stricto sensu na formação docente. Para tanto, traz orelato do estágio docente realizado por uma mestranda de uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul, estágio este que fez parte da disciplina de Docência no Ensino Superior e objetiva atender ao que destaca a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) ao afirmar que cabe aos programas de pós-graduação, mestrado e doutorado a formação para o exercício do magistério superior. Busca-se descrever e refletir sobre os caminhos percorridos no desenvolvimento da práxisque se realizou no curso de Pedagogia a partir de um estudo de cunho qualitativo dos documentos institucionais (Plano de Desenvolvimento Institucional [PDI] e Projeto Pedagógico dos Curso [PPC]). A experiência possibilitou a reflexão sobre a relação entre teoria e prática no ensino superior, proporcionando à mestranda um crescimento importante na trajetória da formação para o exercício da docência no ensino superior. A atividade possibilitou a constatação de que a prática docente universitária exige comprometimento e compreensão da docência como possibilidade de intervenção no mundo.

Palabras clave : Prática Docente; Professor Universitário; Teoria e Prática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )