SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64EL ENTRENAMIENTO DEL PROFESOR PARA UNA ENSEÑANZA SUPERIOR: APUNTAMIENTOS SOBRE LA PASANTÍA DOCENTEEL GREMIO DE MAESTROS PRIMARIOS DE PERNAMBUCO HACIENDO BUENOS HÁBITOS: “A CAIXA ESCOLAR” (1883- 1884) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

SILVA, Elânia Francisca da; FERREIRA, Raimundo Nonato Costa  y  SOUZA, Elaine de Jesus. AULAS PRÁTICAS DE CIÊNCIAS NATURAIS: O USO DO LABORATÓRIO E A FORMAÇÃO DOCENTE. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e23. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s15360.

As Ciências Naturais (CNs) são formadas por disciplinas de essência experimental, portanto, para que o processo de ensino e aprendizagem seja efetivo, faz-se necessário o uso de aulas práticas realizadas em laboratório. Este estudo, que tem como objetivo avaliar a utilização de laboratórios pelos/as docentes de CN do ensino fundamental – anos finais, está relacionado com a formação acadêmica, enfocando a importância da realização de aulas práticas. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário contemplando, ao todo, 24 professores/as dos municípios de Abaiara, Brejo Santo e Milagres que lecionam em escolas da rede pública municipal, nos anos finais do ensino fundamental. Dessa forma, foi possível observar, entre os/as entrevistados/as, que 50% são formados nas áreas que compreendem as CNs, porém é perceptível que professores/as que não são de áreas afins às CNs ministram aulas nessa disciplina. Também foi possível observar que, na região estudada, o/a docente, mesmo formado/a dentro da área de CN, considera sua formação acadêmica insuficiente para conduzir aulas práticas de laboratório. As dificuldades encontradas pelos/as docentes perpassam sua formação e também estão atreladas à falta de estrutura física e à localização das escolas onde lecionam.

Palabras clave : Aulas Práticas; Ensino de Ciências; Formação Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )