SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64CLASES PRÁCTICAS EN CIENCIAS NATURALES: EL USO DE LABORATORIO Y EL ENTRENAMIENTO DOCENTELA POLÍTICA ESTATAL DE AMPLIACIÓN DEL TIEMPO ESCOLAR EN PARÁ: PROCESO DE EFECTIVO LENTO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

LIMA, Dayana Raquel Pereira de  y  SILVA, Adriana Maria Paulo da. O GRÊMIO DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS DE PERNAMBUCO FABRICANDO BONS HÁBITOS: “A CAIXA ESCOLAR” (1883-1884). Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e24. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14403.

Investigamos, com pesquisa documental direta e transcrição completa, 22 números – 17 de 1883 e 5 de 1884 – do periódico quinzenal veiculado pela Associação do Grêmio dos Professores Primários de Pernambuco, sob a guarda do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (APEJE). Durante a análise dos assuntos debatidos e vivenciados pelos(as) docentes associados(as) localizamos a fundação, a organização e o funcionamento do dispositivo Caixa Escolar. Investigando os relatórios do Inspetor da Instrução Pública João Barbalho Uchôa Cavalcanti, identificamos que, na província de Pernambuco, o dispositivo Caixa Escolar foi propagandeado e instituído para a “moralização” financeira dos(as) alunos(as) das escolas primárias por meio da prática sistemática de poupança “benefício” para os(as) alunos(as) pobres (GRÊMIO, nº 06, 1883; CAVALCANTI, 1878). Concluímos que esse instituto, nos embates emergidos da Associação do Grêmio dos Professores Primários, foi efetivado como uma importante estratégia (CERTEAU, 1998) para a “fabricação” de hábitos morigerados, de previdência e controle das crianças e jovens populares.

Palabras clave : Grêmio dos Professores Primários; Instituto Caixa Escolar; Século XIX.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )