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Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SILVA, Reginaldo do Socorro Martins da  e  OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro de. A POLÍTICA ESTADUAL DE AMPLIAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR NO PARÁ: LENTO PROCESSO DE EFETIVAÇÃO. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e25. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14292.

A educação em tempo integral é um tema recorrente nas discussões em vários segmentos no contexto da educação brasileira, com especial destaque para os estudos que consideram a relação entre as políticas públicas e as experiências educativas nas escolas de tempo integral. Nesse sentido, o artigo tem como objetivo apresentar o processo histórico de implantação da política de tempo integral nas escolas públicas no estado do Pará como ação recente. A pesquisa é caracterizada por enfoque qualitativo, tendo como procedimento metodológico a pesquisa documental. As fontes da coleta de dados foram os documentos oficiais da educação do Pará no período de 2007-2018 (PEE-PA/2010 e PEE-PA/2015; as Resoluções nº 002/2012 e nº 003/2012 – GS/SEDUC), o Censo Escolar/17 e o portal SEDUC-PA/18. Os dados foram interpretados sob a técnica da análise de conteúdo. Os resultados apontam para um processo lento de adesão dos projetos governamentais à pauta do tempo integral. Além do mais, os programas foram implantados sem o devido diagnóstico das condições estruturais das escolas e sem o preparo da comunidade escolar quanto às novas exigências e desafios para o sucesso de um novo projeto de qualidade na escola pública com a oferta de atividades em tempo integral.

Palavras-chave : Educação; Política Pública; Escola de Tempo Integral.

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