SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64LA POLÍTICA ESTATAL DE AMPLIACIÓN DEL TIEMPO ESCOLAR EN PARÁ: PROCESO DE EFECTIVO LENTOFORMACIÓN DE PROFESORES EN COLABORACIÓN: POSIBILIDADES DE RESIGNIFICACIÓN DE LAS PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

PAIXAO, Jairo Antônio da; SOUZA, Eliana Carla Gomes de; OLIVEIRA, Fernanda Abdon de  y  MATOS, Giulia Bressan Geraldo. PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DO BOM HÁBITO ALIMENTAR. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e26. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14697.

Este estudo, de natureza qualitativa, objetivou identificar e analisar a percepção de professoras atuantes no ensino fundamental I em escolas da rede pública sobre o papel da escola na formação do bom hábito alimentar. A partir dos dados coletados por meio de um questionário aplicado a 70 professoras, foi possível afirmar que elas têm conhecimento acerca da relevância de se trabalhar na escola a temática educação alimentar e nutricional. Na percepção dessas professoras, a escola se configura como um espaço apropriado para abordar o referido tema entre os alunos. Ainda que essas docentes não tenham recebido formação sobre o assunto, seja na formação inicial e/ou continuada, elas se mostraram preparadas e otimistas com a possibilidade de vir a trabalhar com o tema, o qual poderá ser incluído no planejamento do conteúdo de Ciências. Esse quadro sinaliza possibilidades de êxito no trato da educação alimentar na escola, caso possa contar com o apoio dos órgãos ligados às políticas educacionais nas escolas públicas do país.

Palabras clave : Hábito Alimentar; Escola; Ensino Fundamental I.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )