SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue64PERCEPTION OF TEACHERS ON THE ROLE OF SCHOOL IN THE FORMATION OF GOOD EATING HABITASSISTANCE FUNDS FOR MONITORING STUDENTS WITH DISABILITIES IN VOCATIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

TASSONI, Elvira Cristina Martins. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM COLABORAÇÃO: POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e38. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s13892.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa no campo da formação continuada de professores estruturada em uma perspectiva de colaboração numa parceria entre a universidade e a escola de educação básica. O objetivo é demonstrar que o processo formativo constituído de forma colaborativa tem possibilitado movimentos reflexivos importantes para a tomada de consciência e a promoção de mudanças na prática pedagógica. A formação configurou-se como um grupo de estudo que se reuniu durante dois anos, com adesão voluntária de professores, para discutir as demandas advindas do dia a dia da escola. Por meio de narrativas orais e escritas evidencia-se o movimento reflexivo diante das dúvidas, das dificuldades e dos desafios, que, ao serem socializados e discutidos, ganharam materialidade e potencializaram as mudanças. Os resultados apresentam um deslocamento do foco das discussões, que inicialmente evidenciavam as dificuldades dos alunos, para reflexões em torno do planejamento e elaboração das propostas.

Keywords : Desenvolvimento Profissional; Formação de Professores em Serviço; Práticas Formativas Colaborativas; Reflexividade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )