SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64PERCEPCIÓN DE PROFESORAS SOBRE EL PAPEL DE LA ESCUELA EN LA FORMACIÓN DE UN BUEN HÁBITO ALIMENTARIOSUBSIDIO PARA EL ACOMPAÑAMIENTO DE ALUMNOS CON DISCAPACIDAD EN LA FORMACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

TASSONI, Elvira Cristina Martins. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM COLABORAÇÃO: POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e38. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s13892.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa no campo da formação continuada de professores estruturada em uma perspectiva de colaboração numa parceria entre a universidade e a escola de educação básica. O objetivo é demonstrar que o processo formativo constituído de forma colaborativa tem possibilitado movimentos reflexivos importantes para a tomada de consciência e a promoção de mudanças na prática pedagógica. A formação configurou-se como um grupo de estudo que se reuniu durante dois anos, com adesão voluntária de professores, para discutir as demandas advindas do dia a dia da escola. Por meio de narrativas orais e escritas evidencia-se o movimento reflexivo diante das dúvidas, das dificuldades e dos desafios, que, ao serem socializados e discutidos, ganharam materialidade e potencializaram as mudanças. Os resultados apresentam um deslocamento do foco das discussões, que inicialmente evidenciavam as dificuldades dos alunos, para reflexões em torno do planejamento e elaboração das propostas.

Palabras clave : Desenvolvimento Profissional; Formação de Professores em Serviço; Práticas Formativas Colaborativas; Reflexividade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )