SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DO BOM HÁBITO ALIMENTARSUBSÍDIOS PARA O ACOMPANHAMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

TASSONI, Elvira Cristina Martins. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM COLABORAÇÃO: POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e38. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s13892.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa no campo da formação continuada de professores estruturada em uma perspectiva de colaboração numa parceria entre a universidade e a escola de educação básica. O objetivo é demonstrar que o processo formativo constituído de forma colaborativa tem possibilitado movimentos reflexivos importantes para a tomada de consciência e a promoção de mudanças na prática pedagógica. A formação configurou-se como um grupo de estudo que se reuniu durante dois anos, com adesão voluntária de professores, para discutir as demandas advindas do dia a dia da escola. Por meio de narrativas orais e escritas evidencia-se o movimento reflexivo diante das dúvidas, das dificuldades e dos desafios, que, ao serem socializados e discutidos, ganharam materialidade e potencializaram as mudanças. Os resultados apresentam um deslocamento do foco das discussões, que inicialmente evidenciavam as dificuldades dos alunos, para reflexões em torno do planejamento e elaboração das propostas.

Palavras-chave : Desenvolvimento Profissional; Formação de Professores em Serviço; Práticas Formativas Colaborativas; Reflexividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )