SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64FORMACIÓN DE PROFESORES EN COLABORACIÓN: POSIBILIDADES DE RESIGNIFICACIÓN DE LAS PRÁCTICAS PEDAGÓGICASLITERATURA INFANTIL EN EL PROCESO DE ALFABETIZACIÓN: LA EXPERIENCIA CON LOS ELEMENTOS DEL TEXTO NARRATIVO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

SHIMITE, Amabriane da Silva Oliveira  y  SILVA, Nilson Rogério da. SUBSÍDIOS PARA O ACOMPANHAMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e39. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14040.

O estudo aborda a temática da inclusão na Educação Profissional e Tecnológica com o objetivo de descrever e refletir sobre o acompanhamento de alunos com deficiência no curso de Tecnologia em Alimentos. Trata-se de um relato de experiência que apresenta a inclusão de alunos com deficiência em uma faculdade de tecnologia no interior do estado de São Paulo, na qual estavam matriculados oito alunos com deficiência. A instituição de ensino disponibiliza um professor de suporte que realiza o acompanhamento do ingresso a conclusão do curso por alunos com deficiência, sendo todo o processo registrado e documentado. Assim, foram abordados aspectos como o conhecimento do aluno com deficiência ingresso, a organização do curso superior de tecnologia em relação à inclusão, a organização do atendimento educacional especializado e o acompanhamento dos alunos com deficiência. Foi possível considerar o cumprimento da lei para o acesso ao ensino superior por alunos com deficiência, mas um cenário de poucas ações efetivas para a sua permanência, assim como o esforço solitário do professor de suporte na promoção e efetivação de ações de inclusão que atendessem e colaborassem para o desenvolvimento do processo de aprendizagem dos alunos com deficiência.

Palabras clave : Ensino Superior; Curso superior de tecnologia; Educação Especial; Educação das pessoas com deficiência; Deficiência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )