SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64LITERATURA INFANTIL EN EL PROCESO DE ALFABETIZACIÓN: LA EXPERIENCIA CON LOS ELEMENTOS DEL TEXTO NARRATIVOPROGRAMA DE EXPANSIÓN Y REESTRUCTURACIÓN DE UNIVERSIDADES FEDERALES: ANÁLISIS DE LA PRODUCCIÓN ACADÉMICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

LIMA, Gabriella Cristina Araújo de  y  CAMARA, Iury Antônio Medeiros Palácio da. O ESTÁGIO DOCENTE E A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO: POSSIBILIDADES COM BASE NAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e41. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14444.

Visando a uma reflexão a respeito da importância do estágio docente no ensino superior, uma vez que ele é instituído como componente curricular dos cursos em níveis de pós-graduação, que formam os docentes universitários não só no que diz respeito à carreira profissional, mas enquanto indivíduos que estão inseridos em contextos diversos da sociedade, este trabalho buscou resgatar a origem do estágio docente, ressaltando suas contribuições para os que almejam atuar como docentes universitários. Posteriormente, destaca-se como vem sendo desenvolvido o perfil em sala de aula associado às inteligências múltiplas formuladas por Howard Gardner, estimulando a reflexão sobre os novos desafios do estágio, a fim de contribuir com as possibilidades que abarcam essa atividade. Dessa forma, o trabalho foi viablizado mediante uma pesquisa bibliográfica, analítica e documental acerca dos assuntos em destaque, com o intuito de corroborar uma melhor prática docente contemporânea, bem como discorrer sobre o significado do estágio no fortalecimento de níveis de ensino superior coesos e que realmente preparem o discente para o mercado de trabalho e afins.

Palabras clave : Educação; Estágio Docente; Ensino Superior; Inteligências Múltiplas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )