SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64EFECTOS DE LA JUDICIALIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN CONTEXTOS LOCALES: CASOS DE CUATRO MUNICIPIOS DE SÃO PAULOEDUCACIÓN Y CONSTITUCIÓN DE IDENTIDAD DISCURSIVA DE LOS TRABAJADORES DE LA UNIÓN RURAL EN VICÊNCIA-PE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

OLIVEIRA JUNIOR, Marcelo; LOURENCO, Cléria Donizete da Silva; SADOCCO, Rafael Rodolfo Sartorelli  y  DINIZ, Iasmin Ribeiro. SABERES E PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ADMINISTRAÇÃO: UMA REVISÃO DE ESCOPO. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e45. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14702.

Neste artigo buscou-se verificar como a literatura científica tem tratado os saberes que são articulados nas práticas docentes, em um contexto de ensino-aprendizagem em Administração. Tendo em vista tal objetivo, recorreu-se à revisão de escopo de seis artigos científicos, publicados em língua inglesa entre os anos de 1997 e 2018 em periódicos internacionais. Como resultado principal, identificaram-se sete saberes relacionados à avaliação, ao ensino, à estruturação curricular e definição de conteúdo, à política, à interpretação de papéis, ao contexto cultural e à simulação organizacional como estratégia de ensino. Esses saberes, mesmo aqueles suportados pelos conhecimentos didático-pedagógicos, são atravessados pelos saberes que os professores de administração constroem durante sua trajetória de vida, influenciando a forma como são articulados. O artigo contribui teoricamente ao evidenciar que esses saberes, ao serem articulados nas práticas dos professores de administração, são influenciados por seus interesses, o que configura brechas para estudos empíricos que considerem essas categorias de análise.

Palabras clave : Revisão de escopo; Saberes docentes; Práticas de professores; Formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )