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Articulo
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Educação: Teoria e Prática
versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
OLIVEIRA, Aurenéa Maria de; REIS, Maria da Conceição dos y SILVA, Joel Severino da. EDUCAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DISCURSIVA IDENTITÁRIA DE TRABALHADORES RURAIS SINDICALISTAS DE VICÊNCIA/PE. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e46. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14902.
A partir do século XX, vários movimentos e sindicatos no campo uniram forças contra as péssimas condições de trabalho. Assumindo que neste processo há uma dimensão pedagógica de aprendizagens políticas, esta pesquisa teve o objetivo de analisar como os processos educativos do movimento sindical de trabalhadores rurais do município de Vicência/PE repercutem na construção da identidade política de sindicalistas. O estudo se baseou na concepção de discurso desenvolvida pela Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e na perspectiva de identidade de Stuart Hall. Metodologicamente, fez uso da análise de discurso de Michel Pêcheux e de Eni Orlandi, visando observar como os indivíduos, a partir de posições de sujeito, relações de lugar e de força, elaboram suas falas. Os resultados apontaram para uma noção de identidade política-cidadã atrelada à luta por conquistas de direitos sociopolíticos, por parte desses trabalhadores, e para o antagonismo patronal, limitando conquistas destes sindicalistas.
Palabras clave : Identidade; Sindicato rural; Educação não formal.