SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64CONOCIMIENTOS Y PRÁCTICAS DE LOS DOCENTES EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE EN ADMINISTRACIÓN: UNA REVISIÓN DEL ALCANCECORRECCIÓN TEXTUAL-INTERACTIVA COMO ANDAMIO PARA LA AMPLIACIÓN DE LA COMPETENCIA ESCRITORA DE ALUMNOS DE LA EDUCACIÓN BÁSICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

OLIVEIRA, Aurenéa Maria de; REIS, Maria da Conceição dos  y  SILVA, Joel Severino da. EDUCAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DISCURSIVA IDENTITÁRIA DE TRABALHADORES RURAIS SINDICALISTAS DE VICÊNCIA/PE. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e46. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14902.

A partir do século XX, vários movimentos e sindicatos no campo uniram forças contra as péssimas condições de trabalho. Assumindo que neste processo há uma dimensão pedagógica de aprendizagens políticas, esta pesquisa teve o objetivo de analisar como os processos educativos do movimento sindical de trabalhadores rurais do município de Vicência/PE repercutem na construção da identidade política de sindicalistas. O estudo se baseou na concepção de discurso desenvolvida pela Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e na perspectiva de identidade de Stuart Hall. Metodologicamente, fez uso da análise de discurso de Michel Pêcheux e de Eni Orlandi, visando observar como os indivíduos, a partir de posições de sujeito, relações de lugar e de força, elaboram suas falas. Os resultados apontaram para uma noção de identidade política-cidadã atrelada à luta por conquistas de direitos sociopolíticos, por parte desses trabalhadores, e para o antagonismo patronal, limitando conquistas destes sindicalistas.

Palabras clave : Identidade; Sindicato rural; Educação não formal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )