SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64SABERES E PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ADMINISTRAÇÃO: UMA REVISÃO DE ESCOPOCORREÇÃO TEXTUAL-INTERATIVA COMO UM ANDAIME PARA A AMPLIAÇÃO DA COMPETÊNCIA ESCRITORA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

OLIVEIRA, Aurenéa Maria de; REIS, Maria da Conceição dos  e  SILVA, Joel Severino da. EDUCAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DISCURSIVA IDENTITÁRIA DE TRABALHADORES RURAIS SINDICALISTAS DE VICÊNCIA/PE. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e46. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14902.

A partir do século XX, vários movimentos e sindicatos no campo uniram forças contra as péssimas condições de trabalho. Assumindo que neste processo há uma dimensão pedagógica de aprendizagens políticas, esta pesquisa teve o objetivo de analisar como os processos educativos do movimento sindical de trabalhadores rurais do município de Vicência/PE repercutem na construção da identidade política de sindicalistas. O estudo se baseou na concepção de discurso desenvolvida pela Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e na perspectiva de identidade de Stuart Hall. Metodologicamente, fez uso da análise de discurso de Michel Pêcheux e de Eni Orlandi, visando observar como os indivíduos, a partir de posições de sujeito, relações de lugar e de força, elaboram suas falas. Os resultados apontaram para uma noção de identidade política-cidadã atrelada à luta por conquistas de direitos sociopolíticos, por parte desses trabalhadores, e para o antagonismo patronal, limitando conquistas destes sindicalistas.

Palavras-chave : Identidade; Sindicato rural; Educação não formal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )