SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64EDUCAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DISCURSIVA IDENTITÁRIA DE TRABALHADORES RURAIS SINDICALISTAS DE VICÊNCIA/PEVIVÊNCIAS EM VYGOTSKI: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICOMETODOLÓGICAS PARA ANÁLISE DO CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL NOS ESTUDOS COM INDIVÍDUOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

BAZARIM, Milene  e  COLACO, Joarlan de Sousa. CORREÇÃO TEXTUAL-INTERATIVA COMO UM ANDAIME PARA A AMPLIAÇÃO DA COMPETÊNCIA ESCRITORA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e47. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14917.

O objetivo deste trabalho foi verificar quais são as metodologias mais adequadas a serem utilizadas pelo professor na correção de textos a fim de ampliar a competência escritora dos alunos dos anos finais do ensino fundamental. Trata-se de um estudo de caso que se filia ao campo de investigações da linguística aplicada. O corpus analisado é constituído por textos produzidos pelos alunos e corrigidos por uma professora de língua portuguesa. As análises desses registros foram informadas, principalmente, pela concepção de correção como um texto e como uma forma de diálogo em que o aluno pode se apoiar durante a reescrita. Os resultados da análise demonstram que, das três metodologias de correção mais utilizadas pela professora – resolutiva, classificatória e textual-interativa –, a última foi a que melhor desempenhou o papel de andaime para ampliação da competência escritora do aluno. Esses resultados são relevantes pois apontam conceitos e/ou caminhos alternativos para correção de textos de diversos gêneros que colaboram tanto para a formação inicial quanto continuada de professores de língua portuguesa.

Palavras-chave : Correção textual-interativa; Metodologias de correção; Andaimagem; Linguística aplicada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )