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Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

BITTENCOURT, Ivanise Gomes de Souza  e  FUMES, Neiza de Lourdes Frederico. VIVÊNCIAS EM VYGOTSKI: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICOMETODOLÓGICAS PARA ANÁLISE DO CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL NOS ESTUDOS COM INDIVÍDUOS. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e48. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s15018.

Esse artigo apresenta reflexões teóricas a partir das contribuições de Lev Semionovich Vygotski (psicólogo bielorrusso, 1896-1934) em torno da unidade de análise vivência e sua articulação com a defectologia, situação social de desenvolvimento, afetividade e concepção de mundo, com base em seus escritos, precisamente: A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca (1916); El defecto y la compensación (1924); Los problemas fundamentales de la defectología contemporánea (1929); Futuras vías de investigación: desarrollo de la personalidade del niño y de su concepción del mundo (1931); La crisis de los siete años (1933); A questão do meio na pedologia (1934); La defectología y la teoría del desarrollo y la educación del niño anormal (1934). Considerando-se a escassez de artigos que consolidam os apontamentos de Vygotski nesse contexto, teve-se como objetivo direcionar caminhos para as pesquisas e abordar as premissas do método de Vygotski para a análise das vivências em estudos com indivíduos. Acredita-se que a abordagem teórico-metodológica explicitada neste artigo possa abrir novos espaços na produção de conhecimentos no âmbito da análise do contexto histórico-cultural nos estudos com indivíduos e contribuir para fortalecer esse método de análise na pesquisa qualitativa.

Palavras-chave : Vivências; Narrativas de vida histórico-cultural; Situação social de desenvolvimento.

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