SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64CONEXÕES DE SABERES: EM BUSCA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS A PARTIR DE TERAPIAS TRADICIONAIS QUILOMBOLASA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A EXPERIÊNCIA EM QUEBEC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

FRANCIOSI, Ana Paula  e  SALADINI, Ana Cláudia. FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e54. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s15442.

Por meio dos aspectos que caracterizam o trabalho e a carreira docente no nível superior, é possível entender os objetivos, desafios e compromissos dos educadores. O objetivo desta pesquisa bibliográfica foi compreender as contribuições da didática no contexto da formação continuada do docente do ensino superior. Os desafios dos professores do ensino superior estão relacionados com a forma como organizarão a ação de lecionar para que os alunos possam compreender o que está sendo ensinado, possibilitando ao futuro professor aproximar-se de uma atuação mais satisfatória, relacionada aos conhecimentos específicos que caracterizam a área de sua atuação, bem como aos conhecimentos pedagógicos. Neste sentido, o professor deste nível de ensino deve investir na formação continuada relacionada ao campo pedagógico e compreender as possíveis contribuições da didática. Este processo de formação poderá proporcionar aos docentes, situações de reflexão sobre a sua própria ação, oportunizando a tomada de consciência do fazer pedagógico. Sendo assim, caberá ao professor esta reflexão, de modo a realizar uma docência cada vez mais comprometida com o processo de formação dos futuros profissionais.

Palavras-chave : Didática; Docência no ensino superior; Formação continuada de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )