SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue64WHAT DOES PAULO FREIRE’S WORK INVITES US TO THINK? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

KOHAN, Walter. QUANTOS ANOS TEM PAULO FREIRE?. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e29.  Epub Dec 03, 2021. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s16172.

O sentido principal deste texto é problematizar a relação entre o tempo da infância e o tempo adulto das instituições educativas. Para isso consideramos uma palestra de Paulo Freire na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no dia 2 de junho de 1988, intitulada “Direitos Humanos e Educação Libertadora”. O texto está composto de uma introdução, duas seções e as considerações finais. Na seção “Uma educação menina em direitos humanos”, oferecemos as principais ideias apresentadas nessa intervenção pelo Patrono da Educação Brasileira e nos detemos numa referência que nos ajuda a pensar, numa segunda seção intitulada “A educação e o tempo da infância: quantas idades cabem numa idade?”, a relação entre a educação e o tempo das idades ou os diferentes tempos que cabem numa idade. Finalmente, nas “Considerações finais”, ocupamo-nos da pergunta que dá o título ao presente trabalho: “Quantos anos tem Paulo Freire?”, a partir de uma interlocução com ideias do poeta moçambicano Mia Couto.

Keywords : Paulo Freire; Tempo; Idade; Infância; Mia Couto.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )