SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue64HOW OLD IS PAULO FREIRE?PAULO FREIRE AND UNESCO: ANALYSIS OF RECOMMENDATIONS ON ADULT EDUCATION POLICIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

BORGES, Maria Elisa S. O QUE A OBRA DE PAULO FREIRE NOS CONVIDA A PENSAR?. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e30.  Epub Dec 03, 2021. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s16181.

Este artigo tem por objetivo dar visibilidade à epistemologia criada por Paulo Freire. Para além de seu método de alfabetização de adultos, Freire criou uma filosofia do conhecimento que, após muitos anos, continua a gerar novas pesquisas em vários campos do conhecimento, sempre convidando à reinvenção. As considerações sobre a atividade de pesquisa em ciências sociais de Becker justificam essas reinvenções. Como exemplo, o artigo apresenta a ergologia, uma abordagem pluridisciplinar criada pelo filósofo francês Yves Schwartz como um projeto de conhecer e, principalmente, intervir em situações de trabalho para transformá-las. Uma das inspirações de Schwartz ao criar a ergologia foi a epistemologia de Paulo Freire.

Keywords : Paulo Freire; Epistemologia; Ergologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )