SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue64WHAT DOES PAULO FREIRE’S WORK INVITES US TO THINK?FROM THE VERB STRUGGLING TO JUST RAGE: MAMBEMBES PRACTICES, HOPE AND THE UNPRECEDENTED VIABLE AS PEDAGOGY OF THE POSSIBLE IN PAULO FREIRE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

GUIMARAES, Paula  and  SUMBO, Hernani. PAULO FREIRE E A UNESCO: ANÁLISE DE RECOMENDAÇÕES DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e31.  Epub Dec 03, 2021. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s16188.

Paulo Freire é um autor importante para as políticas de educação de adultos e seu pensamento foi valorizado pela UNESCO em diferentes circunstâncias e documentos. Entre esses documentos, para o caso da educação de adultos, contam-se a Recomendação para o Desenvolvimento da Educação de Adultos (1976) e a Recomendação sobre a Aprendizagem e Educação de Adultos (2015). A análise dessas recomendações é levada a cabo neste artigo a partir da proposta de Lima e Guimarães (2018), a qual integra a lógica democrática e emancipatória que se beneficia do contributo de Freire. A questão que orienta a análise neste artigo é a seguinte: que dimensões políticas e educativas enunciadas pelas Recomendações de Aprendizagem e Educação da UNESCO (1976 e 2015) remetem ao contributo de Freire? Por meio da análise documental e da análise de conteúdo resgatam-se as dimensões políticas e educativas enunciadas nas recomendações, com particular destaque para os conceitos como educação como prática de liberdade que, de cariz emancipatório e democrático, apelam à educação problematizadora, conscientização e dialogicidade.

Keywords : Paulo Freire; Educação como prática de liberdade; Políticas de educação de adultos; Lógicas políticas; UNESCO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )