SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue64PAULO FREIRE AND UNESCO: ANALYSIS OF RECOMMENDATIONS ON ADULT EDUCATION POLICIESRAISING AWARENESS TO HOPE: THE IMPORTANCE OF PAULO FREIRE’S POLITICAL-PEDAGOGICAL LEGACY IN THE 21ST CENTURY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

REGO, Noelia Rodrigues Pereira. DO VERBO LUTAR À JUSTA RAIVA: PRÁTICAS MAMBEMBES, O ESPERANÇAR E O INÉDITO VIÁVEL COMO PEDAGOGIA DO POSSÍVEL EM PAULO FREIRE. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e32.  Epub Dec 03, 2021. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s16190.

No centenário de Paulo Freire e 105 anos de Elza Freire, pensamos o quão importante é trazer e mostrar seu esperançar em nossas ações para, com e pela educação popular. Assim, trazemos nossas narrativas por meio de retalhos de experiências em tempos de caos pandêmico, em forma de prosa, tomando um cafeto com o nosso mais-velho. Acompanham-nos nessa roda Elza, Nita, Bell Hooks e todxs aquelxs que participam dessa nossa pedagogia do possível, em que o mambembe, o inédito viável e a justa raiva se concretizam em cada desafio que nos é apresentado em prol de nossa utopia de fazer e lutar por um outro mundo possível. Pegue sua xícara e tome assento, que já, já eu passo outro cafetinho quentinho pra nós!

Keywords : Justa raiva; Esperançar; Práticas Mambembes; Retalhos de Experiências; Pedagogia do Possível.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )