SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue64FROM THE VERB STRUGGLING TO JUST RAGE: MAMBEMBES PRACTICES, HOPE AND THE UNPRECEDENTED VIABLE AS PEDAGOGY OF THE POSSIBLE IN PAULO FREIREPAULO FREIRE: REVOLUTIONARY POPULAR EDUCATOR TODAY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

BARROS, Rosanna. CONSCIENTIZAR PARA ESPERANÇAR: A IMPORTÂNCIA DO LEGADO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE NO SÉCULO XXI. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e33.  Epub Dec 03, 2021. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s16192.

Este artigo retoma aspetos do pensamento freiriano, que se vai matizando e complexificando ao longo do tempo, para destacar como Paulo Freire elabora uma teoria da educação em que reflete acerca das formas pelas quais o pedagógico, pensado a partir da relação pedagógica entre educador e educando, e o político, equacionado a partir das relações sociais de produção e reprodução de poder, se relacionam. Dessa perspectiva argumenta-se que, no atual contexto multicrises, esse legado é essencial para compreender e apreender melhor as forças sociais que contribuem para a criação da situação de oprimido, ou seja, aquela em que se encontram os indivíduos e os coletivos excluídos de participarem, imbricando-se e interferindo, das decisões dos centros de poder políticos, económicos e sociais.

Keywords : Paulo Freire; Educação; Conscientização; Dominação e Libertação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )