SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64DEL VERBO LUCHAR A LA JUSTA RABIA: LAS PRÁCTICAS MAMBEMBES, LO ESPERANZAR Y EL INÉDITO VIABLE COMO PEDAGOGÍA DEL POSIBLE EN PAULO FREIREPAULO FREIRE: EDUCADOR POPULAR REVOLUCIONARIO HOY índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

BARROS, Rosanna. CONSCIENTIZAR PARA ESPERANÇAR: A IMPORTÂNCIA DO LEGADO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE NO SÉCULO XXI. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e33.  Epub 03-Dic-2021. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s16192.

Este artigo retoma aspetos do pensamento freiriano, que se vai matizando e complexificando ao longo do tempo, para destacar como Paulo Freire elabora uma teoria da educação em que reflete acerca das formas pelas quais o pedagógico, pensado a partir da relação pedagógica entre educador e educando, e o político, equacionado a partir das relações sociais de produção e reprodução de poder, se relacionam. Dessa perspectiva argumenta-se que, no atual contexto multicrises, esse legado é essencial para compreender e apreender melhor as forças sociais que contribuem para a criação da situação de oprimido, ou seja, aquela em que se encontram os indivíduos e os coletivos excluídos de participarem, imbricando-se e interferindo, das decisões dos centros de poder políticos, económicos e sociais.

Palabras clave : Paulo Freire; Educação; Conscientização; Dominação e Libertação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )