SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue64RAISING AWARENESS TO HOPE: THE IMPORTANCE OF PAULO FREIRE’S POLITICAL-PEDAGOGICAL LEGACY IN THE 21ST CENTURY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

PEREIRA JUNIOR, Tovar Nelson. PAULO FREIRE: EDUCADOR POPULAR REVOLUCIONÁRIO HOJE. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e34.  Epub Dec 03, 2021. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s16213.

No espírito das justas homenagens prestadas ao educador Paulo Freire em virtude do centésimo aniversário de seu nascimento, este ensaio busca enfatizar certas peculiaridades de seu pensamento educacional popular revolucionário, ao mesmo tempo em que se esforça por produzir uma conexão de tal pensamento com os desafios impostos pelo atual momento histórico brasileiro. Para tanto, serve-se, sobretudo, dos registros de uma experiência em processo de que se constitui a obra Cartas a Guiné-Bissau (1977). No itinerário reflexivo, tentam-se evidenciar: o caráter romântico-revolucionário do pensamento freiriano, o papel teórico-metodológico da articulação entre prática social e educação e, derivada disso, uma sofisticada concepção educacional que se faz revolucionária, justo por aprofundar-se na realidade concreta, entendida como processo portador de tendências “inéditos-viáveis” a serem desenvolvidas no sentido da superação da sociedade dividida em classes. Tais conclusões de índole teórica, no entanto, não são encaradas no ensaio como encerradas em si mesmas, mas extraem seu sentido, e mesmo coerência, em relação à obra tematizada por poderem funcionar como ato rememorativo, no qual as lutas do passado podem se conectar explosivamente com as lutas do presente.

Keywords : Revolução; Realidade; Educação; Popular; Capitalismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )