SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64CONSCIENTIZAR PARA ESPERANÇAR: A IMPORTÂNCIA DO LEGADO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE NO SÉCULO XXI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

PEREIRA JUNIOR, Tovar Nelson. PAULO FREIRE: EDUCADOR POPULAR REVOLUCIONÁRIO HOJE. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e34.  Epub 03-Dez-2021. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s16213.

No espírito das justas homenagens prestadas ao educador Paulo Freire em virtude do centésimo aniversário de seu nascimento, este ensaio busca enfatizar certas peculiaridades de seu pensamento educacional popular revolucionário, ao mesmo tempo em que se esforça por produzir uma conexão de tal pensamento com os desafios impostos pelo atual momento histórico brasileiro. Para tanto, serve-se, sobretudo, dos registros de uma experiência em processo de que se constitui a obra Cartas a Guiné-Bissau (1977). No itinerário reflexivo, tentam-se evidenciar: o caráter romântico-revolucionário do pensamento freiriano, o papel teórico-metodológico da articulação entre prática social e educação e, derivada disso, uma sofisticada concepção educacional que se faz revolucionária, justo por aprofundar-se na realidade concreta, entendida como processo portador de tendências “inéditos-viáveis” a serem desenvolvidas no sentido da superação da sociedade dividida em classes. Tais conclusões de índole teórica, no entanto, não são encaradas no ensaio como encerradas em si mesmas, mas extraem seu sentido, e mesmo coerência, em relação à obra tematizada por poderem funcionar como ato rememorativo, no qual as lutas do passado podem se conectar explosivamente com as lutas do presente.

Palavras-chave : Revolução; Realidade; Educação; Popular; Capitalismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )