SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65Relação família-escola no Brasil: um estado do conhecimento (1997-2011) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SILVA, Jennifer Catarine da  e  NASCENTE, Renata Maria Moschen. Percepções de uma equipe escolar sobre a educação em direitos humanos e mediação de conflitos. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e01. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15342.

O objetivo deste artigo foi analisar as percepções de professores(as) e da diretora de uma escola pública de ensinos fundamental e médio da rede estadual paulista para compreender como era concebida e vivenciada a Educação em Direitos Humanos (EDH) na escola e se seus princípios faziam parte dos processos de mediação de conflitos. A questão problematizadora foi: quais os conhecimentos daquela equipe escolar sobre a EDH e como eles se refletiam, ou não, em seu cotidiano, especialmente em processos de mediação de conflitos? A análise fundamentou-se na premissa de que os direitos humanos (DH) são a base da democracia participativa. Tratou-se de pesquisa qualitativa realizada por meio de análise documental, tendo sido investigados documentos oficiais que regulamentavam o trabalho sobre e com os DHs em escolas de educação básica. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os seguintes membros da equipe escolar: diretora, professor coordenador, professora mediadora escolar e comunitária (PMEC) e professores(as). Os resultados indicaram a relevância da adesão das equipes escolares à EDH de maneira participativa e autônoma, envolvendo todos os segmentos, e, portanto, nesse processo, ensinando, aprendendo e vivenciando a justiça social e a democracia.

Palavras-chave : Educação em Direitos Humanos; Mediação de Conflitos; Escola Pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )