SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65Percepções de uma equipe escolar sobre a educação em direitos humanos e mediação de conflitosIntervenção com profissionais de pré-escolas: concepção sobre famílias de alunos público-alvo da educação especial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

NOGUEIRA, Maria Alice  e  RESENDE, Tânia de Freitas. Relação família-escola no Brasil: um estado do conhecimento (1997-2011). Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e02. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15325.

Este artigo apresenta resultados de um estado do conhecimento que focalizou dissertações e teses sobre a relação família-escola cadastradas no banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) defendidas entre os anos 1997 e 2011. Foram identificados 266 trabalhos, dos quais se analisaram: o tipo (dissertação ou tese), o número de trabalhos no período e a distribuição por áreas de conhecimento. Os trabalhos da área de Sociologia da Educação (n = 88) mereceram um tratamento específico, identificando-se: tema, referenciais teóricos, procedimentos metodológicos, campo empírico e resultados. Traçou-se, assim, um panorama da produção sociológica brasileira sobre a relação família-escola no período, identificando-se suas principais tendências e lacunas, resultados convergentes e divergentes. Verificou-se uma produção crescente, com predomínio das abordagens qualitativas, do foco no ensino fundamental, na escola pública e nas famílias de meios populares, além de forte influência da literatura francesa. Parece necessário maior distanciamento crítico dos estudos em relação aos seus referenciais teóricos.

Palavras-chave : Relação Família-escola; Estado do Conhecimento; Sociologia da Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )