SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65Relación familia-escuela en Brasil: un estado de conocimiento (1997-2011)Temas transversales en la Base Nacional Comum Curricular: de la legislación a la práctica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

BORGES, Laura  y  CIA, Fabiana. Intervenção com profissionais de pré-escolas: concepção sobre famílias de alunos público-alvo da educação especial. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e03. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15749.

O objetivo deste estudo foi identificar as possíveis mudanças, após a participação em um programa de intervenção, nas opiniões de profissionais pré-escolares sobre características das famílias de crianças do público-alvo da educação especial e seus comportamentos que contribuem com o desenvolvimento dos filhos. Sete profissionais escolares participaram do curso, dividido em dez encontros quinzenais, realizado nas dependências da universidade. Os dados foram coletados por meio de grupo focal, antes e após as discussões e reflexões sobre a temática, passando, posteriormente, por análise de conteúdo e categorização. Os resultados indicaram que a intervenção promoveu mudanças nas opiniões das participantes, pois suas concepções tornaram-se mais relacionadas a aspectos positivos, com menor frequência e/ou ausência de conceitos estigmatizados, de culpabilização e de atribuições negativas às famílias, os quais são obstáculos para um relacionamento favorável à inclusão do aluno. Considera-se que programas de formação continuada de profissionais escolares são ferramentas válidas para favorecer a inclusão, pois promovem a desconstrução de conceitos estigmatizados, os quais são impeditivos da aproximação e relação entre família e escola, a qual beneficia o aluno.

Palabras clave : Educação especial; Relação família-escola; Formação de professores; Educação infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )