SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue65Intervention with preschool professionals: conceptions about families of students targeted by special educationInfância: a look at the history of Graciliano Ramos's literacy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

VIEIRA, Kelmara Mendes et al. Os temas transversais na Base Nacional Comum Curricular: da legislação à prática. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e04. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15719.

Os temas transversais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) objetivam que os estudantes aprendam temas relevantes para o exercício da cidadania e a vida em sociedade. O objetivo deste estudo é avaliar a percepção dos docentes sobre os desafios e as dificuldades de implantação dos temas. O questionário desenvolvido, além do conteúdo de perfil, apresenta questões que avaliam a percepção sobre a BNCC, a confiança e a experiência no ensino dos temas transversais, as dificuldades de implementação e os resultados obtidos. Como técnicas de análise foram utilizadas estatísticas descritivas e análise fatorial exploratória. Para a maioria dos docentes, a implantação vem seguindo os prazos legais, mas ainda há necessidade da realização de treinamentos e de melhorias na estrutura escolar. Entre os temas com maior inexperiência estão os relacionados com economia e educação financeira e fiscal. Quanto aos resultados e à percepção dos professores sobre o desempenho dos alunos, os entrevistados afirmaram que o desempenho dos alunos é semelhante ao de outras temáticas. É necessário um esforço dos gestores públicos na preparação da comunidade escolar para os novos desafios dos temas transversais.

Keywords : Temas Transversais; Base Nacional Comum Curricular; Percepção Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )