SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65Os temas transversais na Base Nacional Comum Curricular: da legislação à práticaEducação ambiental crítica e emancipatória: pandemia e ambiente nas encruzilhadas do olhar político índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

NEVES, Josélia Gomes. Infância: um olhar para a história de alfabetização de Graciliano Ramos. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e05. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15192.

Este trabalho, que analisa a história de alfabetização de Graciliano Ramos a partir da leitura do seu livro Infância, constitui um artigo de revisão crítica que articula educação e texto literário cujos procedimentos metodológicos adotados envolveram a pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados informam que Graciliano Ramos iniciou as aprendizagens da leitura e da escrita em sua casa por meio da mediação do pai e de Mocinha. A atuação paterna se caracterizava por exigências e castigos físicos com o uso da palmatória, enquanto Mocinha, talvez pela proximidade geracional, apostava na dialogia, o que repercutiu no avanço de sua aprendizagem. O material utilizado foi a Carta de ABC, que segue a orientação do método sintético e da técnica da soletração. Esse tempo foi percebido pela criança como um período longo, tedioso e cheio de sobressaltos. Na escola, conheceu a primeira professora, Dona Maria, que marcou de forma relevante sua relação com o saber formal, sobretudo a escrita e a leitura. Conclui-se que o texto Infância disponibiliza, por meio dos recursos autobiográficos, importantes elementos que permitem compreender aspectos da História da Educação e, particularmente do difícil ingresso na cultura escrita no contexto nordestino na passagem entre os séculos XIX e XX.

Palavras-chave : Alfabetização; Graciliano Ramos; Infância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )