SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue65Infância: a look at the history of Graciliano Ramos's literacyThe fight for the permanence of rural schools: reflections on the association between territorial identity and political mobilization based on the São Tomé Community, Marajó Island author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

RAMOS, Roberto Santos; FRANCO, José Raimundo Campelo  and  SILVA, Maria de Fátima Sousa. Educação ambiental crítica e emancipatória: pandemia e ambiente nas encruzilhadas do olhar político. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e06. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15299.

Neste estudo, aborda-se a disseminação da pandemia de COVID-19 na perspectiva de suporte e sustentabilidade dos habitats humanos, realidade que comprometeu contingentes alarmantes da população mundial e brasileira. Adotou-se o método observacional, estipulando recortes temporais e espaciais desde as primeiras infecções ocorridas no país até o final do mês de junho de 2020, utilizando-se pesquisas bibliográficas e documentais (on-line). Constatou-se que o desordenamento territorial subposto às medidas ineficientes agravou as estruturas já impactadas pela cadeia histórica e turbulenta de produção e consumo. A injustiça ambiental revelada na insegurança habitacional e alimentar traz pesados traumatismos sociais em meio às compulsivas inércias ou déficit das gestões públicas, sempre convulsionadas pelo requinte de necropolíticas. Relevam-se os anseios da educação crítica e emancipatória a munir os sujeitos e governanças de novas educabilidades e racionalidades que conduzam os enfrentamentos das novas carências e ausências, assim como a sustentabilidade engendrada no pensamento corretivo do poder público em promover a redistribuição dos bens e serviços que estabeleçam a real democracia dos espaços.

Keywords : Pandemia; Necropolíticas; Educação Ambiental; Emancipação Humana.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )