SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65Infância: una mirada a la historia de la alfabetización de Graciliano RamosLa lucha por no cerrar la escuela en el campo: reflexiones sobre la relación entre identidad territorial y movilización política de la Comunidad de Santo Tomé, Isla de Marajó índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

RAMOS, Roberto Santos; FRANCO, José Raimundo Campelo  y  SILVA, Maria de Fátima Sousa. Educação ambiental crítica e emancipatória: pandemia e ambiente nas encruzilhadas do olhar político. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e06. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15299.

Neste estudo, aborda-se a disseminação da pandemia de COVID-19 na perspectiva de suporte e sustentabilidade dos habitats humanos, realidade que comprometeu contingentes alarmantes da população mundial e brasileira. Adotou-se o método observacional, estipulando recortes temporais e espaciais desde as primeiras infecções ocorridas no país até o final do mês de junho de 2020, utilizando-se pesquisas bibliográficas e documentais (on-line). Constatou-se que o desordenamento territorial subposto às medidas ineficientes agravou as estruturas já impactadas pela cadeia histórica e turbulenta de produção e consumo. A injustiça ambiental revelada na insegurança habitacional e alimentar traz pesados traumatismos sociais em meio às compulsivas inércias ou déficit das gestões públicas, sempre convulsionadas pelo requinte de necropolíticas. Relevam-se os anseios da educação crítica e emancipatória a munir os sujeitos e governanças de novas educabilidades e racionalidades que conduzam os enfrentamentos das novas carências e ausências, assim como a sustentabilidade engendrada no pensamento corretivo do poder público em promover a redistribuição dos bens e serviços que estabeleçam a real democracia dos espaços.

Palabras clave : Pandemia; Necropolíticas; Educação Ambiental; Emancipação Humana.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )