SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65Educação ambiental crítica e emancipatória: pandemia e ambiente nas encruzilhadas do olhar políticoA influência do funcionalismo de Durkheim nas escolas técnicas industriais brasileiras (1946-1961) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

VIEIRA, Rodrigo Moreira; SOARES FILHO, Gracinaldo da Silva; COSTA, Carla dos Santos  e  CORREA, Marcelo Rangel. A luta pelo não fechamento da escola no campo: reflexões sobre a relação entre identidade territorial e mobilização política a partir da Comunidade São Tomé, Ilha do Marajó. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e07. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15380.

Este trabalho tem como objeto o processo de mobilização social pelo não fechamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil São Tomé, localizada na comunidade de mesmo nome, em detrimento de processos de nucleação escolar ocorridos na estrutura de ensino no meio rural do Pará. De acordo com pesquisa levantada por alunos da graduação em Educação do Campo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Breves, como será observado, é possível afirmar que houve uma importância fundamental da identidade territorial no processo de mobilização de resistência pela manutenção da escola mencionada, o que, por seu turno, reforçou ainda mais a identidade territorial dos comunitários.

Palavras-chave : Mobilização; Campo; Nucleação; Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )