SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue65The fight for the permanence of rural schools: reflections on the association between territorial identity and political mobilization based on the São Tomé Community, Marajó IslandUnderstanding and perspectives of researchers about teaching philosophy in high school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

BORDIGNON, Talita. A influência do funcionalismo de Durkheim nas escolas técnicas industriais brasileiras (1946-1961). Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e08. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s14343.

Durante o nacional-desenvolvimentismo (1945-1964), abastecer o mercado com mão de obra qualificada fez-se necessário. Para tanto, as elites locais se articularam com os Estados Unidos para garantir financiamento às escolas. A gerência dos recursos coube à Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI), que publicou um periódico mensal para divulgar os feitos dos acordos bilaterais: o Boletim da CBAI divulgou textos sobre a pedagogia adotada para a formação de cidadãos-trabalhadores que se ajustassem ao meio. O objetivo aqui é refletir sobre a influência da teoria sociológica de Émile Durkheim veiculada pelo periódico, articulada à prática pedagógica dos escolanovistas, tendo o método funcionalista como justificativa para uma sociedade dividida em classes. Do ponto de vista do materialismo histórico e dialético, o texto procura contribuir com as reflexões sobre as implicações da Pedagogia escolanovista na vida social e cotidiana do trabalhador nesse período, sugerindo outras alternativas metodológicas para esse ramo de ensino. A análise indica que as propostas centradas na omnilateralidade são mais interessantes por garantirem resultados condizentes com sociedades harmoniosas e igualitárias, tal como na proposta da Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani.

Keywords : Educação Profissional; Escola Nova; Pedagogia Histórico-Crítica; CBAI; Educação para o Trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )